segunda-feira, 18 de abril de 2011

você: neuroses, transtornos e manias.


Somos todos muito complexos, mas já parou pra pensar no quão complexos?
Não sou expert no assunto, mas conheço alguma coisa que talvez seja útil passar a frente. O comportamento humano é uma coisa que me interessa muito, participei algum tempo mais ativamente de uma comunidade de ajuda, parecida com o CVV conhecem? Mas era online que falávamos com as pessoas, e não por telefone.
Conheci antes disso alguma coisa sobre comportamentos, neuroses, transtornos e similares, quando cursei psicologia, não me formei, mas ganhei algum conhecimento. 

Somos muitos, e cada um vivendo em seu mundo particular, alguns vivem num mundo tão particular que fica difícil entender. 
Vou começar por mim, tenho DDA, sabem o que é? Provavelmente sim, TDAH significa Transtorno do Défict de Atenção e hiperatividade. 
Quem tem TDAH, é um sujeito assim um tanto quanto desatento pra algumas coisas, enquanto que para outras coisas, a cabeça pode funcionar como uma máquina que não para.
Sou, impulsiva ( e muito), desatenta( pra certas coisas, desatenta ao extremo) e desajeitada, Já a hiperatividade minha, é Mental e não dá pra perceber. 
Nunca fui uma criança agitada, mas desde criança disse minha mãe que desde bebê eu sofro muito de insônia, porque a minha cabeça não desliga, eu fico pensando, penso mais rápido do que consigo falar, e penso em 2 ou mais coisas ao mesmo tempo. 
Por isso, parece que estou constantemente chapada, rs é verdade porque fico alheia de tudo as vezes. Na escola sempre tive notas excelentes em algumas matérias em outras eu era uma negação porque não conseguia prestar atenção em algumas aulas, por mais que eu me esforçasse.
Quem tem TDAH, também pode ser hiperativo daqueles que não param um minuto, também são pessoas que não terminam o que começam, param tudo no meio e começam outra coisa porque se cansam da rotina muito fácil. Isso de começar e parar no meio, serve desde cursos e trabalhos até relacionamentos.
É muito importante que os pais se atentem a esse transtorno porque aparece na infância, e obrigar de maneira errada a criança a fazer o que ela parece que não quer, mas na verdade ela não consegue fazer, força-la a essa situação pode fazer com que a criança tenha muitos problemas, elas podem até vir a adoecer. 

Acho válido falar aqui sobre alguns outros problemas que são mais conhecidos hoje. E vou tentar resumir alguma coisa depois mais a frente vou tentar com calma discutir cada assunto em particular.

Bipolaridade A pessoa Bipolar alterna de um estado de completa euforia, Sentimento de estar no topo do mundo com um alegria e bem estar inabaláveis, nem mesmo más notícias, tragédias ou acontecimentos horríveis diretamente ligados ao paciente podem abalar o estado de humor. Nessa fase o paciente literalmente ri da própria desgraça.
E depois vai pra um estado de completo baixo astral. o paciente fica com sentimentos irrealistas de tristeza, desespero e auto-estima baixa. Não se interessa pelo que costumava gostar ou ter prazer, cansa-se à-toa, tem pouca energia para suas atividades habituais, também tem dificuldade para dormir, sente falta do sono e tende a permanecer na cama por várias horas. O começo do dia (a manhã) costuma ser a pior parte do dia para os deprimidos porque eles sabem que terão um longo dia pela frente.


Anorexia é uma doença que leva a pessoa a se perceber diferente, a pessoa se vê mais gorda, mais feia, menos importante do que realmente é. O que leva a pessoa a fazer coisas absurdas consigo mesma. 
Difere das modinhas que existem por aí de meninas que querem ser anoréxicas, a pessoa doente mesmo, ela mesmo querendo comer, querendo sarar ela encontra extrema dificuldade.
Eu chegei a ver casos de meninas que achavam que o médico estava modificando a balança pra um peso menor pra forçá-las a comer. Casos graves de anorexia levam a morte. 

depressão A depressão vai mais além do que um simples dia ruim, em que você está pra baixo e triste.  A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento.
como são os sintomas:

  • Perda de energia ou interesse
  • Humor deprimido
  • Dificuldade de concentração
  • Alterações do apetite e do sono
  • Lentificação das atividades físicas e mentais
  • Sentimento de pesar ou fracasso
Muitos outros sintomas podem estar associados a depressão, a depressão nem sempre se deve ao fato da pessoa ter uma vida ruim ou algo ruim ter acontecido a ela. Essa doença também pode se dar por algum "defeitinho" em pequenas áreas do cérebro que deveriam produzir algumas substâncias mas por qualquer motivo não estão produzindo.

TOC transtorno obssessivo compulsivo consiste na combinação de obsessões e compulsões. O que são obsessões? São pensamentos recorrentes insistentes que se caracterizam por serem desagradáveis, repulsivos e contrários à índole da pessoa.
. As compulsões são gestos, rituais ou ações sempre iguais, repetitivas e incontroláveis. Um paciente que tente evitar as compulsões acaba submetido a uma tensão insuportável, por isso sempre cede às compulsões

EX de Sintomas mais comuns(mas podem haver vários outros)

  • Medo de contaminar-se por germes, sujeiras etc.
  • Imaginar que tenha ferido ou ofendido outras pessoas
  • Imaginar-se perdendo o controle, realizando violentas agressões ou até assassinatos.
  • Pensamentos sexuais urgentes e intrusivos
  • Dúvidas morais e religiosas
  • Pensamentos proibidos
geralmente levam a pessoa a
  • Lavar-se para se descontaminar
  • Repetir determinados gestos
  • Verificar se as coisas estão como deveriam, porta trancada, gás desligado, etc.
  • Tocar objetos
  • Contar objetos
  • Ordenar ou arrumar os objetos de uma determinada maneira
  • Rezar
Bom... rs é muita coisa para nossas cabecinhas, e olha que não é nem metade do que nós temos visto por aí.
E infelizmente essa situação tende a piorar e também a dar base pra que outros problemas diferentes apareçam, porque o mundo exige cada vez mais de todos nós, e a pressão que temos que enfrentar todos os dias nos trazem as mais variadas formas de lidar com elas, nem sempre estas, são as formas ideais... 
Os links de cada transtorno postado está sublinhado você pode olhar melhor. 
Se por estas passeadas que você der, descobrir que algo possa estar errado, procure um psicólogo. Sugiro que sempre o psicólogo seja consultado primeiro, e com o laudo dele você pode entender se entender melhor.
Só de nos conhecermos melhor, os problemas já ficam menores e máis fáceis de lidar, alguns até podem ser contornados sem ajuda de medicamentos, os tão temidos tarja preta.
Na verdade nem todos os medicamentos para estes transtornos são tarja preta, e mesmo que forem, estes, não são bicho de 7 cabeça.
O importante é não ficarmos parados quando descobrirmos qualquer coisa errada com a gente. 
Certinho?
Fico por aqui já falei muito
beijinhos
Sua nova BFF












Nenhum comentário:

Postar um comentário