terça-feira, 19 de abril de 2011

Bullying

OI pessoas.... como não falar em bullying depois do que vimos esses dias... Na verdade eu não creio tanto na versão de que aquele assassino de realengo, possa ter matado por ter sofrido bullying.
Da mesma forma que o filme "clube da lua" inspirou aquele estudante de medicina, a atirar num bando de gente no cinema, acho que dessa mesma forma o massacre de columbine acendeu alguma coisa na mente doentia de Wellington, nem sei se é assim que escreve o nome do dito cujo.
Mas enfim, ele achou uma maneira lá na cabeça dele de associar o bullying com islamismo sendo que ele era na verdade testemunha de jeová... vai entender!

Supondo que seja a raiz de tudo o bullying. Pelo menos sabemos que o massacre de columbine parece ter sido por isso e é um problema que cresce demais, vale a pena ser falado.
Sabemos o que é bullying não é? Sim acho que todos sabemos. Então acho que devemos saber como lidar com isso.
Na minha opinião cabe aos pais ensinarem aos seus filhos as maneiras que ele pode se defender, mesmo que você acredite que não seja um problema que ele esteja enfrentando você precisa falar.
Dizer a ele, que não é feio nem motivo de vergonha contar nada aos pais e que se ele te contar você vai dar um jeito de fazer algo sem que ele seja prejudicado.
Porque tá na cara que o medo da criança, é além do bullying que vem sofrendo, ainda ser chamado de filhinho da mamãe, os pais precisam dar segurança e base pra que a criança adquira confiança e se abra.

No Brasil o bullying nunca foi um problema grande, afinal a gente convive com gente de várias raças, religiões o tempo todo desde pequenos. Mas nos EUA as crianças estão cometendo suicídio por causa do bullying.
E parece que tudo que é feito lá tanto de bonito como de feio é digno de ser imitado aqui... Aí sofrem nossos pequenos e se torna nosso problema!

Pra mim o bullying  depende mais da vítima, da reação da vítima do que do agressor. Se você reagir mau a um xingamento se você chorar, se isolar, se aborrecer, xingar de volta, isso tudo só faz com que o agressor queira te importunar ainda mais.Porque o que ele quer é incomodar e se ele te incomoda, pronto.
Quando eu fazia colegial, uma amiga que veio se tornar uma das minhas melhores amigas, ela se mudou pra nossa sala de aula. Ela era uma estranha, com cara de CDF não era tão bonita era bem gordinha e desajeitada.
Nossa que prato cheio foi.... Logo começou a zuação, mas ela nem por um dia se intimidou, ela dizia, vocês tem inveja de mim, vocês se sentem ameaçados porque eu sou mais inteligente etc etc etc
Eu bem sei que ela se incomodava porque me ligava as vezes tarde da noite chorando por causa do que ouvia... Mas eu dizia pra ela ter calma e aos poucos ela foi entrando pro meio da turma, e levando assim tudo numa boa no meio do ano ela já era a amiga mais querida de todos, ninguém mais via aquele patinho feio.
Hoje ela é uma advogada de sucesso e muito bem casada...

Já uma outra menina que estudava comigo ela era muito bonitinha, loirinha, mas um belo dia os meninos viram que ela tinha vergonha do seu bumbum que era meio avantajado.  Aí eles passaram a zoar ela, e ela acreditava neles, chorava, começou a fazer dietas malucas se isolou...
Até hoje ela não sai de casa sem uma blusa amarrada na cintura, imagine só, uma coisa que muita mulher exibe ela esconde porque levaram ela a pensar que era feio.

Por isso eu penso, o bullying vem mais de dentro pra fora do que de fora pra dentro, o bullying começa quando você começa a acreditar e a se boicotar por causa do que aquela pessoa disse de você.
Sabe como é? O que eles dizem de você não pagará nenhuma conta sua, não te deixará mais bonita ou feia, não te fará pior ou melhor.
Não esqueça da pessoa que você é,  o que os outros pensam é problema só deles.

Isso é um assunto pras mães e pais falarem com seus filhos, tias falarem com seus sobrinhos etc. Pra sentarem e conversarem.
Não deixem passar nenhuma oportunidade de falar.
ok?

beijinhos
sua nova BFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário